(18) 3841-9000 [email protected]

5 ideias para tornar seu armazém mais eficiente através da economia de energia

As perdas de energia em armazéns ou plataformas logísticas no setor alimentar são verdadeiras dores de cabeça.

O enorme dispêndio com o consumo de energia somado à poluição e aos danos ambientais são objeto de estudo há algum tempo por empresas fabricantes de rampas e docas ou portas de carregamento.

Pequenos ajustes aliados a uma boa manutenção do equipamento podem levar a uma grande economia, não só de energia, mas também de maior segurança para os trabalhadores.

Aqui estão 5 ideias que podem ajudá-lo a otimizar seu armazém:

  1. Atenção às portas da doca de carga:

A porta seccional da doca de carga e o seu isolamento são elementos fundamentais para a poupança de energia, uma vez que são o ponto de contacto entre o armazém e o exterior.

É uma fonte de consumo de energia, uma vez que prejudica a temperatura interior sempre que é efectuada uma carga ou descarga.

A maioria dos armazéns tem uma ou mais docas de carga no edifício e, se não for mantida adequadamente, pode ser uma importante fonte de perda de energia em uma instalação.

Isso se torna mais importante em armazéns frigoríficos, onde a manutenção da cadeia de frio é vital para a mercadoria.

  1. Equipe a doca de carregamento com o isolamento térmico

São peças fundamentais para manter a temperatura constante no edifício e são concebidos para isolar perfeitamente o exterior do interior quando o camião está nas operações de carga ou descarga.

O uso destes elementos podem oferecer várias vantagens, sendo as principais: minimizar o impacto da abertura de portas na operação de carregamento, evitar a mudança de temperatura e a entrada de sujeira ou contaminação externa.O importante é que você conheça suas características para saber qual delas pode gerar maior economia de acordo com o conteúdo do seu armazém.

  1. Realizar manutenção regular

A adesão a um bom programa de manutenção dos pontos de carga é um dos segredos para garantir a durabilidade do equipamento, seu correto e eficiente funcionamento e a segurança dos trabalhadores e usuários. Desta forma, também iremos garantir que mantemos o consumo ideal.

4.    Lâmpadas led e redução da iluminação

Quanta iluminação meu armazém realmente precisa? Existem diferentes tipos de armazéns e, portanto, nem todos requerem a mesma iluminação. Os armazéns automatizados, bem como os utilizados estritamente para armazenamento, podem funcionar com menos luz do que os com maior presença de trabalhadores. Da mesma forma, nem todas as áreas precisam ter as luzes acesas o tempo todo. Se você se encontrar nesses casos ou em semelhantes, deve considerar a redução do número de luzes ou de potência elétrica nesses tipos de áreas, ou que funcionem com um interruptor, ligando-os apenas quando necessário.

Por outro lado, a mudança para lâmpadas led representa uma grande economia de eletricidade. O investimento inicial é mais elevado, mas no curto prazo, terá um grande retorno.

  1. Invista em energia renovável

Investir em energias renováveis ​​como painéis solares ou sistemas geotérmicos no armazém, mesmo que implique um custo inicial, pode ser muito rentável no longo prazo, além de contribuir para o ambiente.

Cada vez a concorrência é maior, da mesma forma que as demandas da sociedade. Também é nossa responsabilidade usar práticas que respeitem mais nosso meio ambiente. Portanto, faz mais sentido adotar algumas medidas de economia de energia. Além disso, você mostrará aos consumidores que se importa com eles, terá menos gastos operacionais e que o tornarão mais competitivo.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

whastapp

(18) 99743-3384

telefone

(18) 3841-9000

Com o foco na prestação de serviços e tendo como filosofia a essência humana-Deus, o homem, a família e o trabalho, a empresa se torna cada vez mais sólida.

Nas palavras do fundador: "A Distribuidora de Alimentos Francisco Ikeda foi constituída para durar mais de 100 anos" .

Av. Geraldo Fudo, 680 - Distrito Industrial, Junqueirópolis - SP