(18) 3841-9000 [email protected]

Logística 4.0: O que é? Quais são seus desafios?

O avanço do comércio online, assim como da Internet, fez com que a logística também avançasse muito. Do que se conhecia a princípio como logística tradicional, os níveis foram aumentando para chegar a novos modelos, como é o caso da logística 4.0.

O que é logística 4.0

Para começar, responderemos o que é a própria logística. Bem, logística são todas as formas e tarefas necessárias para o funcionamento de uma empresa. Em outras palavras, são todos os processos e atividades que permitem que um determinado produto chegue a um determinado cliente final.

Como você pode imaginar, isso depende de muitos fatores e agentes que devem estar sempre coordenados para que toda a cadeia logística seja realizada com sucesso, pois se uma parte do processo falhar, todas as restantes falharão.

Mas o que é logística 4.0? Logística 4.0 é a criação de modelos inteligentes, baseados em tecnologias como o Big Data, a Internet das Coisas (IoT), a nuvem ou inteligência artificial, para que processos e atividades sejam simplificados, de forma a enfrentar os desafios que iremos mencionar mais abaixo.

Quais são os desafios da logística 4.0

Os principais desafios da logística 4.0 são:

  • Gerenciar tempos de resposta mais curtos.
  • Adaptar-se à transformação de canais e à omnicanalidade.
  • Gerenciar a rastreabilidade de extremo a extremo.

Em relação aos processos relacionados, como gerenciamento de armazém ou distribuição de produtos, existem os seguintes avanços derivados de novas tecnologias:

  • Utilização de dispositivos de identificação por radiofrequência para monitorizar remotamente a posição dos materiais no armazém, que cada vez mais têm preços mais baixos.
  • Uso de veículos autônomos ou drones para entrega de pedidos.
  • Analisar de forma preditiva o comportamento dos destinatários para reduzir a margem de erro e, portanto, o número de entregas falhadas ou incidentes na distribuição.
  • Descobrir problemas que comprometem o bom estado da mercadoria antes de chegar ao destino final.
  • Avaliação em tempo real das condições externas para seleção da melhor rota de distribuição e adaptação instantânea das rotas de transporte e reabastecimento, em caso de imprevistos.

É importante destacar que a tecnologia que mais tem avançado no transporte de cargas e logística é a Internet das Coisas (IoT). Nesse sentido, o uso mais frequente é conectar caminhões, navios ou armazéns à Internet para transmitir informações sobre produtos, condições ambientais, rastreamento e localização de produtos.

Ainda sobre a internet das coisas, ela tem contribuído para a evolução constante da automação residencial, que são sistemas que permitem automatizar e conectar todos os elementos, eletrodomésticos e dispositivos que fazem parte de uma casa ou de uma empresa, como as plataformas logísticas. Na verdade, automatizar a plataforma logística dará vários benefícios:

  • Controle de portas, janelas e todas as entradas e saídas de pessoas e material
  • Controlo de todo o sistema de iluminação e sensores de movimento
  • Controlar os sistemas de temperatura
  • Mais conforto para os trabalhadores
  • Redução da conta de energia já que a automação residencial ajuda a um consumo mais controlado de energia.

Na verdade essa tecnologia pode ser instalada em qualquer lugar, e controlada à distância, sempre que exista cobertura de internet no local.

Por outro lado, muitos avanços estão sendo feitos nos últimos tempos em termos de veículos inteligentes através da interligação entre eles, para que possamos ter informações sobre rotas mais rápidas, problemas que ocorrem na estrada, observações ou indicações feitas pelos cliente (não estará em casa, entrega preferencial pela manhã ou tarde).

Esses avanços permitem estabelecer uma melhor comunicação entre cliente e empresa, de forma que os erros sejam reduzidos e as informações constantes sejam mantidas, para que o cliente beneficie de uma maior transparência e melhor atendimento da empresa.

 

 

 

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

whastapp

(18) 99743-3384

telefone

(18) 3841-9000

Com o foco na prestação de serviços e tendo como filosofia a essência humana-Deus, o homem, a família e o trabalho, a empresa se torna cada vez mais sólida.

Nas palavras do fundador: "A Distribuidora de Alimentos Francisco Ikeda foi constituída para durar mais de 100 anos" .

Av. Geraldo Fudo, 680 - Distrito Industrial, Junqueirópolis - SP